terça-feira, julho 11, 2006

Transe no País do Futebol



Alucinações consagram o espírito sincrético de nosso povo. Multidões ocupam as ruas do Rio de Janeiro de forma esquizofrênica para celebrar o nosso subdesenvolvimento. Mendigos, bêbados, advogados, jornalistas, filósofos, intelectuais; todos juntos. Como se não bastasse a nossa agonia representada pela festa momesca nos fevereiros, temos, agora, neste ano, uma posição que caracteriza um outro aspecto não menos estarrecedor. A estética política das vozes reacionárias faz sobressair o mito, a imbecilidade de um projeto chauvinista cuja ideologia é nos assassinar em verde e amarelo. “O Brasil manda no futebol mundial! O petróleo é nosso! A taça do mundo é nossa!”, gritam os jornais. Porém, ainda que saibamos as regras do “outro jogo” (ou não!?!), os guardiões da mediocridade nos armam seus botes. Como um dia a então classe média feérica celebrou a subida dos militares ao poder em Copacabana, hoje uma velha prostituta sem lenço e sem documento, estamos, caudalosamente em ritmo de festa. A palavra futebol que, mergulhada no cálice dos media e depois empurrada goela abaixo do senso comum, se apresenta, aqui, com uma outra roupagem semântica; esta fundada por uma agonia histórica ainda insuperável, reelaborada neste contexto como uma espécie de anticatarse no coração da Cidade Tropical. Não mais aquela cidade da melodia de André Filho, mas uma outra que insistimos em não enxergar, talvez, porque, além de irreconhecível, metamorfoseou-se para pior.“Viva banda, da, da; Carmem Miranda, da, da, da”. Logo, resta-nos, então, apenas vertigem.
Nossa subjetividade sempre corroída, nossa consciência sempre em crise. Nossa bandeira um pano rasgado, manchado de sangue. Escravidão, Futebol, Tortura, Futebol, Democracia, Futebol. Eis a nossa verdade; passado e presente. Avante Brasil, avante Rio. Nossa praia poluída, nosso povo oprimido, nosso samba mais batida, nosso funk mais bandido, nossa vida mais ardida. Caminhamos sem futuro. Brasil, Rio. Somos uma coisa só; um só coração; um só destino. Campo de concentração. Nem a melodia ufanista de Ari Barroso conseguiu superar a originalidade de nossa miséria; esta, inclusive, não mais sedutora do que a performance de nossos atletas tipo exportação. Parte deles trocou o Brasil pelo velho mundo; os que aqui ficaram testemunham a falência dos clubes de futebol. Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense. Todos eles; a cartolagem, a roubalheira, a lavagem de dinheiro, a exploração comercial pelas emissoras de tv. Eis a verdadeira cara de nosso futebol. Eis o verdadeiro estado de nosso país.
Atenções voltadas para a Alemanha de Marx, Nietzsche, Benjamin, Habermas, Horkheimer, Brecht... “Um instante Maestro!”. Jornal O Globo 24 de maio de 2006: “Pesquisa mostra brasileiros confiantes no hexa”. Corações e mentes no hexa. Hexagero, hexabnormalidade, hexabolição, hexaborígene, hexamérica, hexabrasilianar, hexalienar. Outras Palavras. Caiu faz tempo o muro de Berlim. A idéia de utopia acabou. É Mentira! A luta continua! “O sorvete é morango – é vermelho. Oi, girando, e a rosa – é vermelha. Oi, girando, girando – é vermelha. Oi, girando, girando – olha a faca!”. Nosso futebol é o melhor do mundo. A nossa ignorância também. Domingo no Parque. Nada no bolso ou nas mãos. Somente promessas, fórmulas fáceis de manipulação. Enquanto isso, mulheres parem seus filhos nos corredores dos hospitais públicos. Homossexuais são espancados até a morte – “ê, João”. Quanta criança com fome, sem escola – “ê José”. Meninos e Meninas se prostituem porque não tem o que comer; ou se rendem precocemente à exploração capitalista - Ê BRASIL. Corações e mentes em transe. Geléia Geral.
Soy loco por ti América. Rezemos pelos nossos jogadores. Malas de dinheiro cruzam a ponte aérea diariamente. Dinheiro de Deus! Mas Deus não precisa de dinheiro; dinheiro dos fiéis, dos miseráveis, dos trabalhadores. De que importa tudo isso? Somos pentacampeões. Viva o Mensalão! Viva a hipocrisia do Executivo, do Legislativo e do Judiciário! Viva o clientelismo! O Brasil manda no futebol mundial. O esquema tático agora é o seguinte: nem lateral esquerda e nem lateral direita; mas “unilateral”. Não existe mais político de direita e nem político de esquerda; a distinção não é mais elemento determinante; não existe mais metáfora. Existe centro! Você é meio jogador; meio político; meio perna de pau; meio ladrão, meio corrupto; meio populista; meio reacionário; meio burguês; meio proletário. Chega! Não existe setor intermediário. Ou você é ou você não é. O centro é a direita camuflada. É a esquerda falsificada. Ambos os lados estão juntos, no mesmo time. Uma luta que deveria ser pela igualdade transformou-se numa disputa irremediável pelo poder, pelo dinheiro. Troca de clube, troca de partido. Não existe mais amor ao time; não existe mais fidelidade partidária. O êxito de nossos jogadores se resume a uma vitória particular. Da mesma forma que a conquista de um mandato através do voto representa uma estratégia de poder; a usurpação das regras do jogo. Juiz ladrão!
O tecido social nunca será refeito enquanto mantivermos uma estrutura ideológica, religiosa, moral, jurídica hegemônica; e muito menos por medidas econômicas que alimentem o capital financeiro. Queremos a construção de uma democracia social e popular, desenvolvimento econômico, distribuição de renda; de afirmação da soberania de nosso país e de criatividade cultural. Não este modelo que aí está; de concentração de renda, de exclusão social, de deterioração dos serviços públicos e, com eles, dos direitos básicos da população à educação, saúde, habitação, lazer de qualidade. Temos que mudar; temos que lutar para mudar. Lutar contra a exploração do homem pelo homem, contra a mediocridade política, contra o imperialismo norte-americano; contra todo um processo de colonização cultural. Viva Macunaíma, herói sem caráter! “O descobrimento do Brasil”; confirmação de um estatuto colonial que até hoje prevalece. “A abolição da escravatura”; solução paternalista, demagógica para um Brasil ainda racista. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro. Juras de amor. Bossa Nova. Índios exterminados; patrimônio antropológico em extinção. Babel. Alfa e Omega; principio e fim. Um, dois, três, quatro, cinco, seis... Hexacampeão! Hexacampeão! Hexacampeão! E quantas vezes mais iremos comemorar... Já é tarde... Brasil... Brasil... Brasil... Acabou o texto... Mas o debate continua... . A luta continua... .

Nenhum comentário: